De recorde em Portugal a triunfo histórico na Grécia: Conheça Abel Ferreira, o novo Alvo da diretoria do Palmeiras

O treinador Português começou a carreira em 2015 e SC Braga e levou o time Português a maior pontuação na historia

Por Ronald Gomes em 28/10/2020 às 21:30:46
Abel Ferreira antes de uma partida. Foto: Getty Images

Abel Ferreira antes de uma partida. Foto: Getty Images

A novela que envolve a contratação de um novo treinador do Palmeiras pode estar caminhando para um desfecho. Nesta tarde o Repórter Bruno Andrade, do Jornal " Goal", informou em primeira mão sobre as tratativas do Verdão com Abel Ferreira, Português de 41 anos, atualmente treinador do Paok, da Grécia.

Tudo indica que amanhã, pela Liga Europa, Abel Ferreira possa fazer seu ultimo jogo com o clube Grego e embarcar para o Brasil, para se desafiar em uma dura Missão: Treinar o Palmeiras. A diretoria do Alviverde, busca uma solução para depositar o valor da multa rescisória e o clube já tem um acerto salarial com o treinador.

Mas afinal, quem é Abel Ferreira ? e o que levou o Palmeiras em Buscar sua Contratação ?

Abel Fernando Moreira Ferreira, Português de 41 anos, começou sua trajetória como treinador no time de juniores do Sporting CP, em 2011 e ficou no clube até 2014, dando lugar ao compatriota Leonardo Jardim. Em 2015 ele foi convidado a treinar a equipe B, do o SC Braga e por lá fez Historia. Em 2017, o português recebeu o convite de treinar a equipe principal e entrou para a historia do clube: Sob seu comando, o clube atingiu a incrível marca de 75 pontos (A maior pontuação do clube na liga) e ficou em 4 no campeonato Local. Neste período, o Braga marcou 101 gols e ao longo da temporada venceu 33 partidas.

A boa campanha da equipe despertou interesse de outros clubes e o Paok, da Grécia pagou a multa rescisória e levou o jovem treinador para a Grécia. No clube Grego, Abel Ferreira conseguiu uma façanha ao eliminar o Benfica de Jorge Jesus, nos Playoffs da Champions League, nesta temporada.


Conceitos de jogo e forma de trabalho : Durante sua passagem pelo SC Braga, o treinador por muito tempo chamou atenção dos "adeptos" por uma organização intensa de sua equipe e para muitos, coletivamente foi a equipe mais agradável de se assistir durante a temporada. Suas equipes costumavam atacar em uma formação 3-4-3 e sem a bola, em um tradicional 4-4-2.

Na fase ofensiva é bem comum notar suas equipes formando Losangos durante o campo. Essas figuras geometricas nos ajuda a compreender um pouco mais de seus conceitos: Amplitude e superioridade numérica no meio de campo, deixando os atacantes enfiados na zaga adversaria e sufocando a saída de bola quando for preciso. Em Suas equipes, Abel sempre presa também o equilíbrio dos sistemas e admite defender quando for necessário. Em entrevista ao site "Lateral Esquerdo", o jovem técnico afirmou como enxerga o principal setor de sua equipe, o meio de Campo : "Tens de ter sempre três linhas de passe (Apoio, Largura e Profundidade) e depois, há a criatividade individual que está sempre inserida no contexto coletivo. Com bola, falamos sempre "Curto, Longo e Dentro fora" mas quem decide são sempre eles e a nossa função é dar-lhes sempre soluções."

Losangos criados ao longo campo para gerar superioridade numérica. Foto: Site Lateral Esquerdo.


Na Parte defensiva, o treinador português que é um discípulo de Jesualdo Ferreira e já foi treinado por Jorge Jesus, não foge do padrão e busca se defender em um 4-4-2, executando muito bem o conceito de " Bola Coberta e Descoberta" ( Fazendo pressão no portador da bola e diminuindo o tamanho do campo)


Braga defendendo no 4-4-2, e diminuindo o tamanho do campo de jogo, obrigando a equipe adversaria usar o passe longo. Foto: Lateral Esquerdo.


O que esperar no Palmeiras ?

A equipe do Palmeiras é formada por um grupo de jogadores experientes e de garotos, do meio para a frente o verdão tem um time Leve e agressivo, atendendo as expectativas do treinador, mas os setores de meio campo e a zaga podem sofrer alterações com uma provável chegada de reforços. O torcedor do Verdão pode esperar uma equipe agressiva e com muita organização nas partes ofensivas e defensivas.

Sobre contratações, Abel Ferreira costuma se apoiar em uma boa equipe de Scout e novos nomes podem elevar o padrão do Alviverde.

CX Radio

Comentários